WebP – Formato de imagem para internet

Um novo formato de imagens criado pelo Google promete acelerar a navegação na internet. Chamada de WebP (pronuncia-se “weppy”), a nova extensão de arquivos deve reduzir o tamanho de fotografias em 35% em relação ao tamanho normal de um Jpeg.

O Google já usa o novo formato nas imagens de abertura de vídeos no YouTube, também chamadas de thumbnails. Isso gerou um aumento de 10% na velocidade de carregamento do site. Apesar de não parecer muito, a empresa afirma que isso poupa o equivalente a 140 mil horas de navegação por dia somando o tempo economizado para todos os internautas que acessam a página.

O formato webP não é exatamente novo, uma vez que foi lançado em 2010, com uma série de bugs e tive baixa aceitação na web. Foram registrados erros no Facebook e na Netflix, além de não haver suporte para WebP no Internet Explorer nem no Mozilla Firefox de acordo com a CNN.

Entretanto, o formato de imagem ganhou um novo fôlego recentemente por causa de uma ferramenta chamada de Aqua Ion, que converte automaticamente as fotos para a essa extensão de baixo consumo de rede e de tempo. E, apesar dos problemas do passado, Netflix e Facebook usam atualmente  o WebP em suas páginas.

Entretanto, os desenvolvedores de websites ainda não os grandes players que o Google deve evangelizar para padronizar o formato de imagem. Em termos de usabilidade, nada muda, exceto pela velocidade de acesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s