EAD & Evolução da WEB

Para que possamos discutir o assunto EaD & Evolução da WEB, precisamos entender o significado da palavra EAD.

“Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.” Portal MEC

Atualmente vivemos na era da WEB 2.0 migrando para a WEB 3.0 ou WEB² conhecida como “web das coisas”, mas afinal qual é a ligação com EaD? A ligação da evolução da WEB com EaD é muito simples, com a constante evolução da WEB e aumento de tecnologia, isto proporciona e até impulsiona que as plataformas de EaD se modifiquem para acompanhar estas evoluções, ou seja, se tornando mais intuitivas para utilização.

A tendência é que as instituições de ensino EaD, alterem seus ambientes para uma plataforma de melhor interatividade para seus alunos, assim gerando um estudo intuitivo e qualificativo, aonde poderá ser avaliado o perfil do aluno e compreender suas dúvidas/expectativas referente ao seu curso, tendo uma interação aluno x professor, aluno x aluno, aluno x conteúdo, professor x conteúdo, professor x professor e conteúdo x conteúdo, este cenário está em evolução podemos conclui-lo como EaD 3.0, porém está é uma realidade em evolução.

Interação Aluno x Professor

A interação com o professor fornece motivação e feedback aos alunos. O custo desse tipo de interação cresce proporcionalmente ao número de alunos, consequentemente o papel do design instrucional é essencial no planejamento dessas atividades, assim como o treinamento dos professores.

Aluno X Aluno

A interação aluno-aluno caracteriza o que se denomina aprendizado colaborativo e cooperativo, que envolve o aspecto social da educação. Ela gera motivação e atenção, enquanto os alunos aguardam o feedback dos colegas. Essa interação também desenvolve o senso crítico e a capacidade de trabalhar em equipe.

Aluno x Conteúdo

Com as tecnologias modernas e particularmente a Internet, pode-se desenvolver conteúdo em diversas formas: som, texto, imagens, vídeo e realidade virtual. O aluno 3 pode hoje também customizar o conteúdo com o qual deseja interagir, e inclusive contribuir para o aperfeiçoamento do material utilizado nos cursos.

Professor X Conteúdo

O desenvolvimento e a aplicação de conteúdo por professores têm se tornado elementos essenciais em EaD. Objetos de aprendizagem devem ser desenvolvidos por professores, que devem desempenhar um papel primordial no design instrucional dos cursos. A tendência é que os sistemas para produção de conteúdo tornem-se cada vez mais amigáveis, diminuindo o tempo e o esforço para o trabalho de produção dos professores.

Professor X Professor

As redes têm possibilitado oportunidades sem precedentes de interação entre professores, que encontram nos colegas fontes de assistência e insights pedagógicos, constituindo assim comunidades físicas e virtuais.

Conteúdo X Conteúdo

Este talvez seja o modelo de interação mais complexo, alguns programas são hoje semi-autônomos, proativos e adaptativos, utilizando recursos de inteligência artificial. Esses aplicativos podem recuperar informações, operar outros programas, tomar decisões e monitorar recursos na rede. Como exemplo, um programa pode atualizar automaticamente as referências sobre determinado tema, durante um curso, mantendo uma bibliografia dinâmica. No futuro, professores criarão e usarão recursos de aprendizagem que se atualizem continuamente através de sua interação com agentes inteligentes.

ead evolucao

Fonte de Estudo: O USO DO SECOND LIFE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM / Educação a Distância.com

Anúncios

Sobre Kelsen Lima

Profissional de Tecnologia da Informação, atuando na área á 11 anos, focado em Gestão de Projetos de Infraestrutura e serviços de TI (Cobit, ITIL, ISO/IEC 20000) integrados aos negócios com foco no aumento da completividade das empresas, para ajuda-las a atingir as metas e objetivos, assim como, torna-las sustentáveis e com riscos gerenciados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s