Sistemas de Informação #01

Hoje iremos abordar o conceito de “Sistemas de Informação”, afinal como podemos defini-lo.

Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Todo Sistema de informação que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia em computadores, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo. Fonte: Wikipédia

Para Laudon e Laudon um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.

Para que possamos contextualizar o tema “Sistemas de Informação” iremos dividi-lo em 11 grupos destacados abaixo:

11 grupos SI

 

Vamos iniciar nossos estudos com o 4º grupo – Empresas, com seus respectivos subconjuntos “tradicional, mista, virtual e digital”.

grupo empresaNa imagem ao lado estamos ilustrando a evolução das empresas e as principais diferenças entre os diversos tipos de empresas.

  • Tradicional podemos destacar empresas com pouco recurso tecnológico, utilizando-se de recursos sem utilizar a WEB.
  • Virtual destacamos empresas que possuem serviços na WEB e não necessariamente possuem um local físico, atualmente cerca de 30% das empresas se enquadram neste cenário. Ex: Submarino
  • Digital ainda não relamos nenhuma instituição que possa ser considerada totalmente “digital” devido questões burocráticas do Governo, assim como aspecto da sociedade se adaptar, devido á isto, ligamos este cenário ao “FUTURO”.
  •   Mista destacamos empresas que possuem uma tradição no aspecto tradicional e ao mesmo tempo virtual, ou seja, possuem uma localidade física porém oferecem seus produtos também no mundo WEB, através de diversas tecnologias, assim gerando maior competitividade no mercado. Este grupo represente 30% das empresas.

Com a evolução da WEB, tende-se que alguns cenários caminhe assim para “evolução” um futuro promissor qual ainda não conhecemos, porém já podemos imagina-lo.

 

 

Anúncios

Sobre Kelsen Lima

Profissional de Tecnologia da Informação, atuando na área á 11 anos, focado em Gestão de Projetos de Infraestrutura e serviços de TI (Cobit, ITIL, ISO/IEC 20000) integrados aos negócios com foco no aumento da completividade das empresas, para ajuda-las a atingir as metas e objetivos, assim como, torna-las sustentáveis e com riscos gerenciados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s